segunda-feira, 18 de maio de 2009

Gincana 2009 - PERGUNTAS E RESPOSTAS – LUDO HUMANO

Declaração Universal dos Direitos Humanos

  1. QUAL ORGANIZAÇÃO FOI RESPONSÁVEL PELA CRIAÇÃO DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS?

Foi a ONU/Organização das Nações Unidas, instituição internacional formada por 192 Estados soberanos, fundada após a 2ª Guerra Mundial para manter a paz e a segurança no mundo, fomentar relações cordiais entre as nações, promover progresso social, melhores padrões de vida e direitos humanos.

  1. QUAL O ANO E LOCAL DA ASSINATURA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS?

A Declaração foi proclamada em Paris, em 10 de dezembro de 1948, pela Resolução nº. 217 da Assembléia Geral da ONU.

  1. QUAL A CONCEPÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS PARA O DIREITO INTERNACIONAL?

Os direitos humanos foram concebidos pelos fundadores do Direito Internacional como a forma de proteger os mais fracos e vulneráveis, resguardando-lhes seus direitos e garantias em face das várias arbitrariedades cometidas no decorrer da história.

  1. QUAL O FATO HISTÓRICO FORTALECEU A IDÉIA DE CRIAÇÃO DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS?

Foi o holocausto da 2ª Guerra Mundial (1939-1945), momento em que houve mais de 11 milhões de mortes, entre as quais estimam-se 6 milhões de judeus.

  1. QUANDO O BRASIL RATIFICOU A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS?

Durante a Assembléia Geral da ONU, em 1948. Na ocasião 48 países, incluindo o Brasil, ratificaram a Declaração.

  1. QUEM FOI O REPRESENTANTE DO BRASIL NA ASSEMBLÉIA QUE APROVOU A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, EM PARIS?

Belarmino Maria Austregésilo Augusto de Athayde, professor, jornalista, cronista, ensaísta e orador. Nasceu em Caruaru, PE, em 25 de setembro de 1898, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 13 de setembro de 1993. Em 1948, tomou parte como delegado do Brasil na III Assembléia da ONU, em Paris, tendo sido membro da comissão que redigiu a Declaração Universal dos Direitos do Homem, em cujos debates desempenhou papel decisivo, foi reconhecido pelos próprios companheiros da Comissão como o mais ativo colaborador na redação do histórico documento.

  1. QUAL O MOVIMENTO DA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE DEFENDE OS DIREITOS HUMANOS?

Várias pastorais sociais como a dos moradores de rua, a dos encarcerados. Mas, especialmente, em 1979 foi fundada a Comissão Pastoral de Direitos Humanos, constituída por um grupo de cristãos leigos que se organizaram para trabalhar por uma sociedade mais justa, onde os direitos de todos, sem exceção de raça, religião e classe social, sejam respeitados e garantidos.

  1. O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS?

Os direitos humanos são os direitos inerentes a todos os seres humanos, sem distinções como raça, cor, gênero, idioma, opiniões políticas ou de qualquer outro tipo, nacionalidade, origem social, propriedade, nascimento ou outro status qualquer.

  1. QUAIS OS DIREITOS PREVISTOS NA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS?

Os Direitos civis e políticos: o direito à vida, à integridade física, à liberdade de pensamento, de religião de expressão, de associação, à participação política. Os direitos econômicos, sociais e culturais, tais como o direito ao trabalho, à instrução, à moradia, à saúde, à seguridade social e à educação. Os direitos coletivos ou dos povos, como os direitos ao desenvolvimento e à autodeterminação, à paz, ao equilíbrio ecológico, ao controle dos recursos nacionais, à defesa ambiental.

  1. QUAIS AS FORMAS DE VIOLÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS PRESENTES EM NOSSA SOCIEDADE?

A violação dos Direitos Humanos atinge muito mais aqueles que são excluídos socialmente ou pertencem a minorias étnicas, religiosas ou sexuais. Mas, em tese, todos podem ter os seus direitos fundamentais violados. Alguns exemplos:

· Extermínio de jovens;

· Tortura;

· Trabalho escravo;

· Exploração sexual de crianças e adolescentes;

· Racismo;

· Violência e discriminação contra a mulher;

· Desemprego;

· Mortalidade infantil;

· Falta de moradia, de saneamento básico.

11. COMO DENUNCIAR SITUAÇÕES DE VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS?

Em Minas Gerais você pode utilizar o Disque Direitos Humanos (0800-311119), é um serviço que faz atendimento telefônico e monitoramento de denúncias de violação de direitos humanos. É um serviço de fácil acesso, gratuito e sigiloso.

12.COMO OS SALESIANOS CONTRIBUEM PARA A PROMOÇÃO DOS DIRETOS HUMANOS DOS JOVENS?

Através do sistema preventivo de Dom Bosco. "A primeira preocupação é prevenir o mal com a educação, mas, ao mesmo tempo, ajudar os jovens a reconstruir a própria identidade pessoal, a revitalizarem os valores que eles não conseguiram desenvolver ou elaborar, e a descobrirem razões para viver com sentido, com alegria, com responsabilidade e competência."

13.COMO O JOVEM PODE CONTRIBUIR PARA A PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS?

Assumindo uma postura responsável em relação a sua vida, sendo solidário com o próximo e participando ativamente da vida de sua comunidade.

14.DÊ EXEMPLOS DE GRUPOS QUE DEFENDEM OS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL.

· Movimento Nacional de Direitos Humanos: luta pela vida contra a violência;

· Movimento Tortura Nunca Mais: luta contra violações dos direitos humanos;

· Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua: luta pela defesa de direitos de crianças, adolescentes e jovens;

· Movimento dos Trabalhadores Sem Terra: Luta pelo direito a terra;

· Movimento Negro: Luta pelo respeito e a Igualdade Racial;

· Movimento LGBT - de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros: Luta contra a homofobia (medo de quem gosta do igual) e a livre expressão sexual;

· Movimento indígena: Luta pelos direitos dos índios.

15.O QUE É O OBSERVATÓRIO DE DIREITOS HUMANOS?

O Observatório de Direitos Humanos é um espaço criado pela Superintendência de Integração de Políticas de Direitos Humanos para promover o acompanhamento e a avaliação da situação dos direitos humanos em Minas Gerais, de modo a dar visibilidade às conquistas e deficiências nesta seara no estado, contribuindo, assim, para tomadas de decisão no âmbito das políticas públicas que viabilizam ou, de alguma maneira, interferem no cumprimento das metas estabelecidas em documentos nacionais e internacionais que versam sobre tais direitos.

Palavras-chaves: ONU, Declaraão Universal, Direitos Humanos

Gestor da Informação: Julio César dos Santos – Articulador Social

Nenhum comentário: