quarta-feira, 12 de novembro de 2008

BRUMADINHO CRIA CONSELHO DA JUVENTUDE

Brumadinho, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, criou o Conselho Municipal de Juventude e elegeu seus 12 conselheiros. Uma das escolhidas, a estudante Daniela Batista, de 16 anos, já sabe pelo que irá lutar: "mais oportunidade aos jovens nas áreas de lazer e mercado de trabalho". Mesmo sendo algo novo, a jovem diz que está otimista e irá exercer a função com seriedade. "Vou trabalhar com meus colegas conselheiros para que a Câmara Municipal de Vereadores e a Prefeitura priorizem ações para gente e dê oportunidade para mostramos o que queremos, do que precisamos", disse a estudante.

Durante encontro da entidade realizado no último dia 1, o coordenador Especial da Juventude da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, Roberto Tross destacou aos recém-eleitos conselheiros da juventude e aos jovens-referência do Programa Vale Juventude como o conselho pode contribuir para o avanço das políticas públicas de juventude.

"Brumadinho passa a contar com um instrumento legal para ouvir o jovem e junto com ele desenhar uma nova história para o município. Uma história baseada na inclusão, na participação e na oportunidade ao jovem , que passa a ser o protagonista de sua história.

Nesse processo ele tem o papel de auxiliar os gestores públicos no desenvolvimento de projetos voltados para as juventudes do município", explicou o coordenador. Durante o encontro o coordenador recebeu das mãos do jovem Marcionílio Gonçalves Maia Júnior uma carta de intenções contendo as principais demandas da juventude local nas áreas de cultura, educação, saúde, lazer, meio ambiente, emprego e esportes, que já foi encaminhada ao prefeito Antônio do Carmo Neto para estudar a possibilidade de atendimento.

Com a criação do órgão em Brumadinho, o Estado passa a ter agora 67 conselhos municipais da juventude, cujos conselheiros receberão capacitação em 2009. Os municípios de Almenara, Araçaí, Areado, Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Boa Esperança, Bonfinópolis de Minas, Brasília de Minas, Caeté, Camanducaia, Campo Azul, Caratinga, Carmo do Rio Claro, Catuti, Confins, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Divino, Divinópolis, Esmeraldas, Espinosa, Ferros, Gameleiras, Governador Valadares, Guanhães, Ibirité, Indaiabira, Ipatinga, Jaguaraçu, Janaúba, Juiz de Fora, Leopoldina, Lima Duarte, Machado, Mamonas, Mantena, Matias Cardoso, Maria da Fé, Mariana e Monte Azul já têm Conselhos Municipais de Juventude. 

Como criar o conselho da juventude

1) Reunir os jovens do município para  esclarecer quais os benefícios um  Conselho Municipal da Juventude irá trazer para cidade, identificando e buscando apoio e participação das pessoas, movimentos comunitários organizados, instituições e entidades sensíveis ao tema, que se disponham à dedicação à Causa da Juventude.

2) Selecionar os voluntários para comporem o Conselho Municipal da Juventude, na qualidade de conselheiro, para ações que beneficiem a Juventude do município. Discutir o número de conselheiros e a maneira como cada entidade representativa participará diretamente da causa mediante o desenvolvimento das suas atividades que se correlacionem com os seus objetivos.

3) Instituir o Conselho Municipal da Juventude, por meio de lei municipal, votada e aprovada na Câmara Municipal, buscando sempre a participação dos poderes constituídos do município. A estruturação e formatação dos Conselhos Municipais da Juventude dependerá das necessidades de cada município. O Conselho Estadual da Juventude poderá ajudar na elaboração do Projeto de Lei que atenda a cada cidade. Remeter cópia do Projeto ao Conselho Estadual da Juventude da criação do Conselho Municipal da Juventude, visando integração aos sistemas estadual e nacional da
juventude.

4) Elaborar o Regimento interno regulador da Natureza, Finalidade, Objetivos, Organização, Funcionamento, Atribuições e Competências dos Órgãos Constitutivos do Conselho Municipal da Juventude. Neste passo o Conselho Estadual também poderá orientar com sugestões para materializar e facilitar a elaboração dos Conselhos.

Fonte: Assessoria de Comunicação SEEJ

Palavras-chaves: Juventude, Conselho, Brumadinho

Gestor da Informação: Julio César dos Santos – Articulador Social



Nenhum comentário: