DATA: 29 de outubro de 2008
FACILITADOR: Julio César dos Santos – Articulador Social
TEMA: Controle Social e Políticas Públicas
TEXTO 05: Relançamento do "honesto cidadão"*
A reconsideração da qualidade social da educação, já presente em Dom Bosco, mesmo se imperfeitamente realizada, deveria incentivar a criação de experiências explícitas de empenho social no sentido mais amplo. Isso supõe uma profunda reflexão quer em nível teórico, dada a extensão dos conteúdos da promoção humana, juvenil, popular e a diversidade das considerações antropológicas, teológicas, cientificas, históricas, metodológicas, quer no plano da experiência e da reflexão operativa de cada um e das comunidades. O Capítulo Geral 23 já falara, em âmbito salesiano, de "dimensão social da caridade" e de "educação dos jovens ao empenho e à participação na política", "âmbito um tanto descuidado e desconhecido por nós".
A presença educativa no social compreende estas realidades: sensibilidade educativa, políticas educativas, qualidade educativa da vida social, cultural.
Quem está realmente preocupado com a dimensão educativa procura influir com instrumentos políticos, para que ela seja levada em consideração em todos os âmbitos: da urbanização e do turismo ao esporte e ao sistema rádio-televisivo, realidade nas quais freqüentemente se privilegiam critérios de mercado.
PARA REFLETIR: COMO VIVENCIAMOS E PROMOVEMOS JUNTO AOS JOVENS A DIMENSÃO POLÍTICA EM NOSSA AÇÃO EDUCATIVA E PASTORAL?
*Estréia 2008 – Eduquemos com o Coração de Dom Bosco
Nenhum comentário:
Postar um comentário