segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

ANÁLISE DO TEXTO: “PRESENÇA DO NEGRO NA MÍDIA É PRECONCEITUOSA”

Analisar a presença do negro brasileiro na mídia? De que mídias estão falando? De que negro falaremos? Teremos que falar dos negros que aparecem em notícias policiais e a partir daí afirmar que a negritude é o berço da criminalidade? Não, espero que não!

Se for para falar do negro na mídia, acho que posso dar o seguinte título a este texto "Brasil o País do Carnaval". Desta forma, será impossível não falar do negro. Parece que ainda hoje a mídia continua reservando o período das festas de carnaval para mostrar na televisão e nos Meios de Comunicação em Geral (MCS) que o Brasil é um país multicultural. Carnaval é beleza, é fantasia que acaba na quarta-feira de cinzas e ai se esvai toda a magia e encanto de uma cultura. Esta é a ilusão da igualdade racial que se resume em um único momento do ano.

Reconhecemos que o povo negro vem conquistado seu espaço nos MCS. O potencial artístico, cultural e intelectual do povo negro está cada vez mais estampado na mídia. O que nos leva a acreditar que a ilusão da igualdade racial pode se tornar um dia realidade, mas ainda não conseguimos equiparar nem de longe a proporção de negros existentes em nossa sociedade com o número de negros na mídia. Ou seja, se no Brasil cerca de 47% à 50% da população brasileira se auto-declara negra/parda, então porque este mesmo percentual não está presente na mídia?

O texto "Presença do negro na mídia é preconceituosa". Oferece indícios para responder a questão acima. O negro está sim cada vez mais presente na mídia, como relata o texto, mas "o enfoque da televisão brasileira é resultado da incorporação do mito da democracia racial brasileira, da ideologia do branqueamento e do desejo de euro-norte-americanização de suas elites"[1]. Enquanto esta ideologia perdurar, continuar-se á negando e resistindo a presença do negro na mídia de forma positiva. Sobressairá o mito da democracia racial e viveremos com a doce ilusão do carnaval: "o negro é lindo, mas só no carnaval".

Dispensam comentários mais profundos, pesquisas elaboradas com o mais rigoroso método cartesiano, teorias da comunicação social para perceber que a mídia brasileira está infectada pelo racismo e pelo preconceito e que o modelo de beleza defendido ou divulgando por ela segue a rigor os padrões europeus. O fato de ter tão poucos negros como apresentadores ou atuando como personagem principal nas telenovelas ressalta bem a nossa crítica e confirma a ideologia do branqueamento.

Sem mais delongas, apesar da situação não ser a que gostaríamos que fosse como foi ressaltado ao longo de nosso discurso, a população brasileira de forma geral, vem se conscientizando dessa problemática.

Análise do texto: "Presença do negro na mídia é preconceituosa" produzido para o Curso de Capacitação e Formação para Políticas de Promoção da Igualdade Racial promovido pelo Centro de Referência da Cultura Negra de Venda Nova (CERCUNVN).

Autor: Angelo Anderson Andrade Coimbra

Licenciado em Filosofia

Aluno do Curso



[1] Citação extraída do Livro A negação do Brasil. In: Presença do negro na mídia é preconceituosa. www.conciencia.com.br. 2003.

Palavras-chave: Negro - mídia - artigo

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