terça-feira, 26 de agosto de 2008

PACTO PELA JUVENTUDE MOBILIZA JOVENS MINEIROS


"Acreditar em um sonho, lutar por ele e fazer dele uma realidade pelo outro". Segundo o coordenador Especial da Juventude da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, Roberto Tross, essa é a frase que sintetiza a reunião ocorrida em Belo Horizonte, que discutiu o Pacto pela Juventude. "A juventude passa por um momento ímpar, onde são reconhecidos como sujeitos e principalmente agentes de transformação. E, na reunião, percebi nitidamente como o jovem está comprometido com a construção dessa política voltada para ele e principalmente para gerações futuras", analisou o coordenador.

O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos federal, estaduais e municipais e aos candidatos a prefeito e a vereador, para que se comprometam com as Políticas Públicas de Juventude nas suas ações de governo e nas plataformas eleitorais. Através dele, busca-se estabelecer um compromisso público para divulgar e efetivar os parâmetros e diretrizes da Política Nacional de Juventude e das resoluções da I Conferência Nacional de Juventude, realizada no mês de abril, em Brasília.

A reunião, ocorrida na Coordenadoria Especial da Juventude, contou com a presença de mais de 40 jovens, representantes de entidades e órgãos juvenis de várias regiões do Estado, que ouviram o presidente da Frente Parlamentar da Juventude, deputado federal Reginaldo Lopes, enumerar avanços alcançados pelo segmento, como a aprovação, no dia 13 deste mês, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 138/03. A proposta assegura ao jovem, entre 15 e 29 anos, prioridade em direitos constitucionais já garantidos a crianças, adolescentes e idosos, como saúde, alimentação, educação, lazer, profissionalização e cultura.

O presidente do Conselho Nacional de Juventude e secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Juventude, Danilo Moreira, explicou que o pacto é a vertente mais estratégica da política pública de juventude. "Ele vai valorizar os gestores e colocará o debate na agenda pública dos municípios e dos Estados. A idéia é divulgar as resoluções da conferência, para se estabelecer um debater e a partir daí avançar", resumiu o presidente.

A jovem Ângela Alves de Almeida, funcionária da prefeitura de Vespasiano, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, se comprometeu em levar o Pacto pela Juventude a seu município. "Vou divulgar e incentivar os gestores de Vespasiano a assumirem o compromisso de priorizar as políticas de juventude", garantiu a jovem.

Propostas

Em Minas Gerais, mais de 26 mil jovens participaram das etapas eletivas regionais e municipais, onde foram escolhidas proposta e representantes para Conferência Estadual. Nessa etapa, 21 propostas foram aprovadas e levadas à Brasília. Dentre as mais votadas estavam a luta pela aprovação do Plano Nacional de Juventude e o Estatuto da Juventude, pela instituição do passe livre para estudantes, pela regulamentação de lei destinando 2% dos orçamentos dos municípios, Estados e União para a cultura e pela garantia de acesso e investimento na educação, com ênfase na área técnica e profissionalizante.

Fonte: (Comunicação SEEJ)

Palavras-chaves: Pacto, Juventude, Minas Gerais

Gestor da Informação: Julio Cesar dos Santos – Articulador Social


Nenhum comentário: