sexta-feira, 29 de agosto de 2008

O ENEM E A CRISE DA EDUCAÇÃO

Mais de 4 milhões de estudantes se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja 11ª edição será realizada no próximo domingo. É um recorde. No ano passado, foram 3,5 milhões de inscrições. Implantado em 1998, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, o Enem funciona como uma eficiente ferramenta para avaliar a qualidade do ensino fornecido aos jovens estudantes brasileiros. Seus resultados - quase sempre constrangedores, para dizer o mínimo - indicam urgência de uma reforma ampla capaz de adequar a educação pública às exigências dos novos tempos e ao impositivo resgate de uma geração que, com a formação que vem recebendo nos bancos escolares, está sendo condenada a perder o trem para o futuro. A prova é um dos requisitos para o estudante concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Cite-se, também, que mais de 500 instituições de ensino superior espalhadas pelo país utilizam o resultado do Enem como critério de seleção para candidatos aos seus cursos, em substituição ao exame vestibular. São fatores que ajudam a explicar o número recorde de inscritos.


Para que o país consiga trilhar com segurança e sem retrocessos o caminho do desenvolvimento sustentável, e se torne competitivo no cenário internacional, impõe-se que invista maciçamente para oferecer às suas crianças e jovens uma educação de qualidade, capacitando- os a enfrentar os novos questionamentos de um mundo em acelerado processo de transformação. Enquanto, tal como se constatou nas edições anteriores do Enem, a maioria dos egressos das escolas públicas é incapaz de entender o pouco que consegue ler - uma situação que configura o chamado analfabetismo funcional -, o país sequer conseguirá formar os trabalhadores qualificados que já estão em falta no mercado. O "apagão da mão-de-obra" é uma das conseqüências do "apagão da educação". O fato de que, em São Paulo, o Estado mais rico e industrializado do país, 71% dos alunos que concluíram o terceiro ano do ensino médio sequer sabem quantos centímetros tem um metro, ou fazer uma conta de subtração elementar, diz tudo. Tudo indica que os resultados do próximo Enem repetirão quadro igualmente sombrio. E assim será enquanto os poderes públicos não transformarem de fato, e não apenas no discurso, a educação e a saúde nas duas prioridades máximas deste país semi-alfabetizado.

Fonte: Diário Catarinense, 25/08/2008 - Florianópolis SC

Palavras-chaves: ENEM, Jovens, Educação

Gestor da Informação: Julio César dos Santos – Articulador Social


quinta-feira, 28 de agosto de 2008

PARCERIA PRÉ-UPSET-CJSBH E UFMG - ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a partir deste semestre,
oferece orientação vocacional aos educandos do Centro Juvenil Salesiano de
Belo Horizonte-MG (CJSBH) que participam do curso pré-vestibular. A
atividade é resultado de uma parceria do CJSBH com o departamento de
psicologia da UFMG com o objetivo de possibilitar aos alunos maior clareza
no processo de escolha profissional. Durante dois meses, estagiários do
curso de psicologia se encontrarão semanalmente com os educandos do CJSBH. No
dia 29 de agosto, a equipe do Programa de Orientação Profissional visitará a
obra salesiana para conhecer a realidade dos educandos e planejar o
desenvolvimento do projeto que tem previsão de início para o mês de
setembro.

Fonte: ISJB Acontece - Articulação Julio César

Palavras-chave: Parceria - UFMG - Orientação - Profissional

Gestor de Informação: Rafael Adriano de Oliveira Severo - Pedagogo - Coordenador Pré-Vestibular e Telecurso 2000.


terça-feira, 26 de agosto de 2008

PACTO PELA JUVENTUDE MOBILIZA JOVENS MINEIROS


"Acreditar em um sonho, lutar por ele e fazer dele uma realidade pelo outro". Segundo o coordenador Especial da Juventude da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, Roberto Tross, essa é a frase que sintetiza a reunião ocorrida em Belo Horizonte, que discutiu o Pacto pela Juventude. "A juventude passa por um momento ímpar, onde são reconhecidos como sujeitos e principalmente agentes de transformação. E, na reunião, percebi nitidamente como o jovem está comprometido com a construção dessa política voltada para ele e principalmente para gerações futuras", analisou o coordenador.

O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos federal, estaduais e municipais e aos candidatos a prefeito e a vereador, para que se comprometam com as Políticas Públicas de Juventude nas suas ações de governo e nas plataformas eleitorais. Através dele, busca-se estabelecer um compromisso público para divulgar e efetivar os parâmetros e diretrizes da Política Nacional de Juventude e das resoluções da I Conferência Nacional de Juventude, realizada no mês de abril, em Brasília.

A reunião, ocorrida na Coordenadoria Especial da Juventude, contou com a presença de mais de 40 jovens, representantes de entidades e órgãos juvenis de várias regiões do Estado, que ouviram o presidente da Frente Parlamentar da Juventude, deputado federal Reginaldo Lopes, enumerar avanços alcançados pelo segmento, como a aprovação, no dia 13 deste mês, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 138/03. A proposta assegura ao jovem, entre 15 e 29 anos, prioridade em direitos constitucionais já garantidos a crianças, adolescentes e idosos, como saúde, alimentação, educação, lazer, profissionalização e cultura.

O presidente do Conselho Nacional de Juventude e secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Juventude, Danilo Moreira, explicou que o pacto é a vertente mais estratégica da política pública de juventude. "Ele vai valorizar os gestores e colocará o debate na agenda pública dos municípios e dos Estados. A idéia é divulgar as resoluções da conferência, para se estabelecer um debater e a partir daí avançar", resumiu o presidente.

A jovem Ângela Alves de Almeida, funcionária da prefeitura de Vespasiano, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, se comprometeu em levar o Pacto pela Juventude a seu município. "Vou divulgar e incentivar os gestores de Vespasiano a assumirem o compromisso de priorizar as políticas de juventude", garantiu a jovem.

Propostas

Em Minas Gerais, mais de 26 mil jovens participaram das etapas eletivas regionais e municipais, onde foram escolhidas proposta e representantes para Conferência Estadual. Nessa etapa, 21 propostas foram aprovadas e levadas à Brasília. Dentre as mais votadas estavam a luta pela aprovação do Plano Nacional de Juventude e o Estatuto da Juventude, pela instituição do passe livre para estudantes, pela regulamentação de lei destinando 2% dos orçamentos dos municípios, Estados e União para a cultura e pela garantia de acesso e investimento na educação, com ênfase na área técnica e profissionalizante.

Fonte: (Comunicação SEEJ)

Palavras-chaves: Pacto, Juventude, Minas Gerais

Gestor da Informação: Julio Cesar dos Santos – Articulador Social


segunda-feira, 25 de agosto de 2008

VEJAM A CARTA APROVADA PELO CONSELHO NACIONAL DE JUVENTUDE

Exmo. Sr. Presidente Luis Inácio Lula da Silva,

 O Conselho Nacional da Juventude expressa sua maior preocupação e indignação diante do quadro de violência e extermínio, de fato, do (a) s jovens negros e afro-descendentes moradores das periferias urbanas e favelas do nosso País, divulgado e corroborado pelo último relatório da ONU.

É inadmissível a criminalização e a falta de cuidado com a população jovem historicamente discriminada e excluída, que demanda políticas públicas próprias. Principalmente políticas de Reparação com caráter de urgência, integração e de excelência; em coerência com a primeira prioridade aprovada na 1a Conferencia Nacional de Juventude.

 O Estado brasileiro tem uma dívida histórica com esta parcela da população. Reconhecemos todos os esforços que estão sendo feitos pelo seu Governo através de programas que atendem nossos jovens em situação de vulnerabilidade e risco, porém consideramos que neste segundo mandato é necessário enfrentar a questão do extermínio com ações de maior força e impacto, para acabar de vez com este drama que tem conseqüências incomensuráveis na sociedade como um todo e principalmente nos segmentos menos favorecidos.

 Direito Humano primeiro: a Vida dos nossos jovens!

 O Conselho Nacional da Juventude se coloca como parceiro para garantir:

- A imediata implementação do Pronasci;

- O fim da impunidade para os maus policiais responsáveis pelo assassinato deste (a) s jovens;

- O combate sem tréguas aos grupos de extermínio e aos grandes traficantes de drogas e armas;

- Investimentos efetivos para ações de reparação direcionadas aos/às jovens negro (a) s e afro-descendentes que moram nas periferias e favelas.

 

Atenciosamente,

 

Conselho Nacional da Juventude

Brasília/DF, 19 de agosto de 2008

 

Fonte: (Site CONJUVE)

Palavras-chaves: Juventude, Violência, Direitos Humanos

Gestor da Informação: Julio César dos Santos – Articulador Social



quarta-feira, 13 de agosto de 2008

RODA DE CONVERSA SOBRE JUVENTUDE


Cerca de 60 pessoas estiveram reunidas hoje na Inspetoria São João Bosco
participando da RODA DE CONVERSA SOBRE JUVENTUDES. Jovens, educadores de obras salesianas, de organizações não governamentais e governamentais debateram a
temática proposta para o dia, trocaram experiências.
Aconteceu, também, apresentação de dança feita pelos educandos do Colégio Salesiano e exposição dos trabalhos artesanais confeccionados pelos educandos do CEAD. Teremos mais dois dias de conversa, faça contato e participe, confira a programação anexa.
O Centro Juvenil Salesiano de BH está representado pelos jovens do GAP, Grupo de Animação Pastoral.

Fonte: Julio Cesar dos Santos - Articulador Social
Palavras-chave: Roda de Conversa sobre Juventudes - ISJB - GAP



Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

EDITAL DO CONCURSO “DIÁLOGOS DA JUVENTUDE”

EDITAL DO CONCURSO “DIÁLOGOS DA JUVENTUDE”

A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude - SEEJ, por meio da Coordenadoria Especial da Juventude, vem tornar pública a realização de concurso de ações, vídeos e textos, a serem apresentados por jovens de 15 a 29 anos, sobre o tema “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, no Projeto “Diálogos da Juventude”, a ser realizado em 2008/2009.

1. DO OBJETO
O objeto do concurso é a seleção de ações, vídeos e textos, a serem apresentados por jovens de 15 a 29 anos, sobre o tema “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, no projeto “Diálogos da Juventude”, a ser realizado em 2008/2009.
O Projeto “Diálogos da Juventude”, executado pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude – SEEJ promoverá 26 encontros na região metropolitana de Belo Horizonte, visando estimular através do conhecimento destes objetivos, a maior participação dos jovens na melhoria de vida de sua comunidade.
2.DO TEMA
Os “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM”, estabelecem para o mundo metas quantificadas e prazos para atacar a extrema pobreza em suas múltiplas dimensões - pobreza de renda, fome, doença, falta de moradia adequada e exclusão – ao mesmo tempo que promovem a igualdade de gênero, a educação e a sustentabilidade ambiental. São também direitos humanos básicos de cada pessoa à saúde, à educação, à moradia e à segurança, como prometido, na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Declaração do Milênio das Nações Unidas.
Para a ONU são objetivos deste milênio:

1- Acabar com a fome e a miséria;
2- Educação básica e de qualidade para todos;
3- Igualdade entre os sexos e valorização da mulher;
4- Reduzir a mortalidade infantil;
5- Melhorar a saúde das gestantes;
6- Combater a AIDS, a malária e outras doenças;
7- Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
8- Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Para que o projeto alcance seus objetivos, torna-se imperiosa a maior participação de jovens voluntários que serão multiplicadores dos ODM’s em seus municípios e comunidades. Dessa feita, será realizado o concurso sobre o tema “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, no projeto “Diálogos da Juventude”, a ser realizado em 2008/2009, que tem como objetivo premiar ações, vídeos e textos, realizados por jovens.
3.DA PARTICIPAÇÃO
Poderão participar do concurso “Diálogos da Juventude”, jovens entre 15 a 29 anos que deverão enviar ações, vídeos e textos, bem como as escolas e as entidades que trabalhem com a temática juvenil, desde que haja pelo menos um jovem assinando o texto ou vídeo, ou participando das ações.
4.DAS CATEGORIAS
O concurso será realizado nas categorias de ações, vídeos e textos, observando os requisitos relacionados abaixo:
4.1. DAS AÇÕES
4.1.1 As ações devem obedecer aos seguintes requisitos:
a. Devem contemplar no mínimo um dos ODM’s;
b. As ações realizadas devem observar os seguintes exemplos: campanhas, palestras, dramatizações, elaboração de oficinas, seminários, entre outros;
c. Devem já estar sendo desenvolvidas por jovens;
d.Apresentar o esboço da ação (poderá ser feito em forma de projeto);
e.Deve ser compatível com a atual situação da comunidade;
f. Apresentar mecanismos de avaliação e monitoramento das ações;
g.Apresentar os resultados a serem alcançados.
4.1.2 DO PROCESSO DE SELEÇÃO:
A análise e a conseqüente seleção das ações ficarão sob a responsabilidade da Comissão Julgadora, sendo observados os seguintes critérios abaixo descritos para o devido julgamento:

N.º CRITÉRIO PONTUAÇÃO MÁXIMA

01 - Adequação ao tema -20 pontos
02 - Originalidade da ação e das soluções apresentadas - 30 pontos
03 - Resultados alcançados - 25 pontos
04 - Dispositivos de monitoramento - 25 pontos

TOTAL - 100 pontos

a. Serão consideradas classificadas as ações que obtiverem pontuação final igual ou superior a 70 pontos;
b. Para critério de desempate em caso de 02 (duas) ou mais ações totalizarem o mesmo número de pontos, será escolhida aquela que apresentar o maior número de pontos no critério de originalidade e das soluções;
c. Caso permaneça o empate aquela que apresentar o maior número de pontos no critério de resultados alcançados;
d. Persistindo o empate será realizado sorteio.

4.2. DO VÍDEO
4.2.1. Os vídeos apresentados deverão levar em consideração os seguintes requisitos:
a. Obedecer à adequação das peças em relação ao briefing da categoria;
b. Ser criativos, inéditos e originais (fica proibida a exibição de qualquer vídeo que não seja inédito);
c.Obedecer ao tema proposto neste edital;
d.Cada jovem participante poderá enviar apenas 1 (um) vídeo;
e.O vídeo deverá ter duração de até 3 (três) minutos conforme o briefing específico da categoria, gravados em CD ou DVD nos formatos: avi., mov., wmv e/ou mpg.
4.2.2. DO PROCESSO DE SELEÇÃO:

A análise e a conseqüente seleção dos vídeos ficarão sob a responsabilidade da Comissão Julgadora, sendo observados os seguintes critérios abaixo descritos para o seu devido julgamento:
N.º - CRITÉRIO - PONTUAÇÃO MÁXIMA

01 - Coerência com o tema proposto - 15 pontos
02 - Desenvolvimento da idéia na perspectiva positiva - 10 pontos
03 - Criatividade - 20 pontos
04 - Arte - 15 pontos
05 - Originalidade - 20 pontos
06 - Tipo de material exigido - 10 pontos
07 - Tempo de duração - 10 pontos
TOTAL - 100 pontos

a.Serão considerados classificados os vídeos que obtiverem pontuação final igual ou superior a 70 pontos;
b.Para critério de desempate em caso de 02 (dois) ou mais vídeos totalizarem o mesmo número de pontos, será escolhido aquele que apresentar o maior número de pontos no critério de criatividade;
c.Caso permaneça o empate aquele que apresentar o maior número de pontos no critério originalidade;
d.Persistindo o empate será realizado o sorteio.

4.3. DO TEXTO
4.3.1. Os textos apresentados deverão levar em consideração os seguintes requisitos:
a.Adequação ao tema;
b.Clareza e objetividade;
c. Criatividade e originalidade;
d. Qualidade técnica;
e. Ortografia, concordância e uso adequado dos verbos;
f. Deverá ser digitada em fonte Arial ou Times New Roman tamanho “12” e espaçamento “1,5”, em língua portuguesa;
g.Possuir o limite máximo de 30 (trinta) linhas.
4.3.2. DO PROCESSO DE SELEÇÃO:
A análise e a conseqüente seleção dos textos ficarão sob a responsabilidade da Comissão Julgadora, sendo observados os seguintes critérios abaixo descritos para o seu devido julgamento:

N.º - CRITÉRIO -PONTUAÇÃO MÁXIMA

01 - Adequação ao tema - 15 pontos
02 - Clareza e objetividade - 25 pontos
03 - Criatividade e originalidade - 25 pontos
04 - Qualidade técnica - 20 pontos
05 - Ortografia e concordância e uso adequado dos verbos - 15 pontos
TOTAL - 100 pontos

a.Serão considerados classificados os textos que obtiverem pontuação final igual ou superior a 70 pontos;
b.Para critério de desempate em caso de 02 (dois) ou mais textos totalizarem o mesmo número de pontos, será aquele que apresentar o maior número de pontos no critério de criatividade e originalidade;
c. Caso permaneça o empate aquele que apresentar o maior número de pontos no critério de clareza e objetividade;
d.Persistindo o empate será realizado o sorteio.
5. DOS PRÊMIOS
5.1. A SEEJ promoverá as premiações visando ampliar o conhecimento dos ODMs, fomentar a criação de grupos organizados de jovens e formar possíveis multiplicadores sobre o tema.
5.2. Os jovens que participarem do concurso serão premiados de acordo com o quadro abaixo:

CATEGORIAS
AÇÃO

1º COLOCADO - NOTEBOOK
2º COLOCADO - DVD
3º COLOCADO - MP5

VÍDEO

1º COLOCADO - NOTEBOOK
2º COLOCADO - DVD
3º COLOCADO - MP5

TEXTO

1º COLOCADO - NOTEBOOK
2º COLOCADO - DVD
3º COLOCADO - MP5


6. DO PRAZO DE INSCRIÇÃO

O período de inscrição para entrega dos trabalhos será até o dia 30 de janeiro de 2009, tendo início a partir da data de publicação deste edital no Órgão Oficial de Imprensa do Estado de Minas Gerais.

7. DO LOCAL DE ENTREGA

7.1. As ações, vídeos e textos, deverão ser entregues no prazo citado no item 6 deste edital na Coordenadoria Especial da Juventude – Superintendência de Inclusão do Jovem, localizada à Rua Gonçalves Dias, nº. 2997, Bairro Santo Agostinho, nesta capital, CEP 30.140-093, no horário de 09:00 às 18:00 horas, de segunda a sexta-feira (em dias úteis).

7.2. A Coordenadoria Especial da Juventude ficará responsável pela entrega de comprovante de recebimento dos materiais, sendo que no mesmo constará data e horário da entrega.

7.3. Os materiais serão entregues em envelope lacrado com o seguinte título:

Referência – “Edital público de seleção do concurso “Diálogos da Juventude”.

7.4. Em caso de impossibilidade de entrega “in loco” da proposta, o jovem ou a entidade poderá enviar por meio dos Correios via SEDEX, no prazo estipulado, valendo como comprovação de cumprimento do prazo, a data da postagem nos Correios, endereçado à Coordenadoria Especial da Juventude conforme o item 7.1 deste edital e com a referência descrita no item 7.3.

8. DO RESULTADO

8.1. O resultado das ações, vídeos e textos, estará disponibilizado pela internet no site oficial da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude - http://www.esportes.mg.gov.br/, na página eletrônica da Rede Mineira de Cidadania - http://www.redemgcidadania.org.br/ e publicação no Órgão Oficial de Imprensa do Estado de Minas Gerais.

8.2. O resultado da seleção das ações, vídeos e textos, não será disponibilizado por meio de contato telefônico.

9. DA CONVOCAÇÃO PARA RECEBIMENTO DO PRÊMIO

Os jovens autores das ações, vídeos e textos, selecionados neste processo serão convocados para recebimento do prêmio, em um evento solene com data posteriormente agendada pela Comissão Julgadora.

10.DAS COMISSÕES

10.1. A COMISSÃO ORGANIZADORA será formada pelos servidores da Coordenadoria Especial da Juventude e membros da Rede Mineira de Cidadania, por meio de resolução específica.

10.2. A COMISSÃO JULGADORA será constituída por servidores da área profissional de comunicação da SEEJ e de outras Secretarias Estaduais, por servidores da Coordenadoria Especial da Juventude, membros da Rede Mineira de Cidadania, jovens ligados às áreas de educação, arte, comunicação, mídia, cidadania, desde que não tenham nenhum vínculo com os candidatos participantes do Concurso, e outros representantes e autoridades que poderão ser convidadas, por meio de resolução específica.

11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
11.1. Os esclarecimentos sobre a classificação das ações, vídeos e textos, deverão ser formalizados por escrito e dirigidos à Comissão Julgadora do Concurso no prazo máximo de 05 (cinco) dias, contados a partir da divulgação do resultado.
11.2. A resposta será dada no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis após a interposição do pedido de esclarecimentos à Comissão Julgadora do Concurso.

11.3. Da decisão final não caberá interposição de novo pedido de esclarecimento ou recurso na esfera administrativa.

11.4. A Administração Pública poderá revogar o presente Concurso por interesse público maior devidamente justificado, sem que caiba ao candidato direito a indenização, salvo em caso de dano efetivo disso resultante na forma da Lei.

11.5. A participação do candidato neste Concurso de ações, vídeos e textos, implica na aceitação de todas as condições estabelecidas neste regulamento.

11.6. Fica desde já estabelecido que todos os participantes vencedores ou não, cedem e transferem, no momento da inscrição, gratuitamente à Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, em sua totalidade e de maneira plena e definitiva, todos os direitos autorais referentes aos vídeos entregues para fins de participação neste concurso, à exceção dos direitos morais, conforme disposto no artigo 49, da Lei nº. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
11.7. Todas as ações, vídeos e textos, que participarem deste concurso, passam a fazer parte do material utilizado pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude - SEEJ, por intermédio da Coordenadoria Especial da Juventude, desde que utilizados exclusivamente para fins educativos e didáticos.
11.8. Os participantes declaram, sob as penas da lei, que a peça entregue é fruto de sua legítima criatividade e autoria, não configurando plágio nem violação a qualquer direito de propriedade intelectual de terceiros, conforme preceitos vigentes na Lei nº. 9610/98, intitulada “Lei de Direitos Autorais”.
11.9. O não atendimento a quaisquer itens deste regulamento implicará na desclassificação do candidato.
11.10. Fica a Comissão Julgadora, que será instituída por resolução específica, responsável para dirimir quaisquer questões oriundas do Concurso, bem como os casos omissos e não previstos neste regulamento.

Este regulamento entra em vigor na data de sua publicação.

Belo Horizonte, 01 de agosto de 2008.


Gustavo de Faria Dias Corrêa
Secretário de Estado de Esportes e da Juventude

Roberto Rocha Tross
Coordenador Especial da Juventude
Fonte : Articulação insitucional
Gestor da informação: Adriano Goulart (Gestor do site)
Palavras-chave: DIÁLOGOS DA JUVENTUDE - CONCURSO - OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE – BREVE CONTEXTO

No dia 05 de setembro de 2007 foi convocada pelo Presidente da República a 1ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, visando o estabelecimento de um diálogo entre o governo e a sociedade civil para a construção de uma intervenção estatal voltada para juventude, grupo que segundo o IBGE totaliza no Brasil 50,5 milhões de pessoas.

A Conferência terá sua realização a cada dois anos, focando a discussão da temática juventude, de forma a sinalizar prioridades a serem trabalhadas pelos governos. Foram previstos diversos canais de participação destinados a mobilização da juventude e a reflexão da realidade dessas pessoas, e, sobretudo, a definição de propostas para implementação de políticas públicas. Para a 1ª Conferência foram estabelecidos três eixos temáticos - Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Local, Regional e Nacional; Parâmetros e Diretrizes da Política Nacional de Juventude; Desafios e Prioridades para as Políticas Públicas de Juventude - que foram aprofundados pelas juventudes durante o processo das Conferências eletivas e não eletivas.

A cidade de Nova Lima foi sede da 1ª Conferência Metropolitana de Juventude ocorrida no dia 23/02/2008, na cidade de Belo Horizonte aconteceu a 1ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude entre os dias 14, 15 e 16/03/2008. Entre os dias 27 e 30/04/2008 aconteceu em Brasília a 1ª Conferência Nacional de Juventude que reuniu pessoas de todas as regiões do país, a Conferência apontou 22 prioridades. No dia 29/03/2008 a Inspetoria São João Bosco/ISJB realizou a 1ª Conferência Livre da Juventude Salesiana que contou com a presença de aproximadamente 40 pessoas entre jovens e educadores de 10 Obras Salesianas que discutiram questões relacionadas às juventudes a partir dos temas drogas, educação e trabalho, as propostas da Conferência Livre foi encaminhada a Comissão Organizadora da Conferência Nacional para compor o texto base da etapa nacional. O Fórum de Entidades e Movimentos Juvenis da Região Metropolitana/FEMJRMBH também realizou uma Conferência Livre de Juventude. Em todo o Brasil cerca de 400 mil pessoas estiveram mobilizadas no processo das conferências, segundo a Secretaria Nacional de Juventude.

O processo desencadeado com o lançamento da 1ª Conferência de Juventude intensificou a discussão sobre a temática juventude, especialmente, no que se refere à sua participação na construção das políticas públicas, nesse sentido foi lançado pelo Conselho Nacional de Juventude, no dia 22/07/2008, o PACTO PELA JUVENTUDE que tem como objetivo articular agentes governamentais, sociedade civil e movimentos juvenis, visando colocar em prática as propostas aprovadas pela Conferência, promovendo uma ampla discussão sobre as políticas públicas de juventude. Em Belo Horizonte o FEMJRMBH articula ações visando dar continuidade no processo de mobilização das juventudes, a ISJB organiza a RODA DE CONVERSA SOBRE JUVENTUDES que irá acontecer durante a Semana de Dom Bosco (12,13 e 14/08/2008) com o objetivo de estimular o debate sobre juventudes a fim de favorecer um ambiente para a socialização e reflexão sistemática na Inspetoria e na sociedade. No âmbito Legislativo Estadual tramita o Plano Estadual de Juventude, sendo previstas audiências públicas para o 2º semestre de 2008 visando à análise e apresentação de possíveis emendas à sua lei, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, também, existe um Plano Municipal de Juventude, sua tramitação foi suspensa devido o período eleitoral. Ocorrerá no dia 12/08/2008, em Brasília, mobilizações visando à aprovação pela Câmara dos Deputados da Proposta de Emenda à Constituição 138/2003 – PEC da Juventude.

O caminho está sendo percorrido por diversas pessoas, juventudes, organizações governamentais e não governamentais, para que de fato possamos construir um política pública de estado que garanta a todos os jovens condições para a conquista da autonomia, a todos fica o desafio de construir realmente uma política de, para e com a juventude.

Belo Horizonte, 01 de agosto de 2008.

Julio César dos Santos - Articulador Social

palavras chave: POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE – BREVE CONTEXTO

RODA DE CONVERSA SOBRE A JUVENTUDE

Temas como juventude, suingularidade, legislação e privação de liberdade serão tratados em uma rodada de três dias de debate em Belo Horizonte. A Roda de Conversa sobre a Juventude terá como debatedores a diretora do Centro de Atendimento ao Adolescente, Raquel Silveira, coordenador especial de juventude do Governo de Minas Gerais, Roberto Tross, e um representante do Observatório da Juventude, professor Geraldo Leão. O evento é voltado para jovens acima de 15 anos com participação ativa nas obras salesianas e em outros projetos educativos juvenis e tem como objetivo estimular o debate sobre a(s) juventude(s) a fim de favorecer um ambiente para socialização e reflexão sistemática na Inspetoria São João Bosco e na sociedade.

Quem tiver interesse em participar da Roda de Conversa Sobre a Juventude, deve confirmar a presença até o dia 11 de agosto, por meio do e-mail cesap@salesiano.br, ou pelo telefone 2103-1200.

Baixe aqui a programação.

Fonte: (Portal Rede Salesiana Brasil)

Palavras-chaves: Roda, Juventude, Debate

Gestor da Informação: Julio César dos Santos – Articulador Social

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

VOCAÇÃO E PROFISSÃO

A Vocação consiste na escuta interior de um projeto que dá sentido e valor à
vida inteira. É um modo de ser e viver, permeado pela resposta ao chamado de
Deus e da realidade presente. A Vocação representa o encontro da pessoa com
seu autêntico caminho. Consiste na realização mais profunda de sua existência.
A profissão, por sua vez, costuma ser motivada por razões utilitárias e
práticas. Implica na dedicação de uma tarefa especializada, segundo as
necessidades da sociedade em desenvolvimento. O simples exercício de uma
profissão repetitiva pode deixar a pessoa indiferente e não realizada em seu
íntimo. A vida perde o seu sentido mais profundo.O ser humano se sente máquina
de um sistema que visa ao lucro e à produção. Em vez de ser o senhor da
história, ele passa a ser mero instrumento de trabalho.
Uma autêntica vocação é capaz de integrar todas as tarefas profissionais e dar
sentido até mesmo às ocupações mais humildes e despercebidas. A vocação é a
alma e o coração de toda atividade profissional.É o motor de todo o trabalho
humano. Sem o espírito vocacional, a vida se torna monótona e o trabalho passa
a ser mera repetição, sem criatividade e sem dinamismo. A vocação possibilita
sempre uma nova descoberta, até mesmo nas coisas rotineiras e insignificantes
do cotidiano diário. Sem Vocação, a profissão se torna mera repetição e não
realiza a pessoa, como constante de renovação e transformação.

Pe. Agenor Girardi

Fonte: Mundo Jovem Agosto de 2008
Palavras-chave: vocação-profissão-vida
Gestor da Informação: Clayton Campos, Pastoral do CJS - BH.