Nesta sexta-feira, 9, a partir das 8h, acontece em Belo Horizonte o Encontro Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil. O evento é o primeiro de uma série de ações de mobilização relativas ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Dados do Disque-100, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, apontam 1.073 denúncias em Minas Gerais só no primeiro quadrimestre deste ano, número que se aproxima do dobro contabilizado durante o mesmo período em 2007.
Na manhã do dia 9, será apresentado o conjunto de medidas para a não revitimização de meninos e meninas que sofreram violência sexual. A coordenadora do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Neide Castanha, falará da necessidade de combater a impunidade sem perder de vista a proteção às vítimas. "Os processos tradicionais acabam revitimizando, o que inibe a queixa", observa.
Em seguida, o juiz da Vara da Infância e da Juventude de Porto Alegre, José Antônio Daltoé Cézar, apresenta o projeto Depoimento Sem Dano: Inquirição Especial de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual. A prática tem mostrado bons resultados na capital do Rio Grande do Sul e em outras 13 cidades gaúchas. "A maior parte das crianças quer conhecer o juiz depois da audiência", comemora Daltoé.
Haverá ainda uma análise da coordenadora Especial de Políticas Pró-Criança e Adolescente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Fernanda Flaviana de Souza Martins, e da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais, Regina Helena Cunha Mendes, sobre ações necessárias para que o enfrentamento continue evoluindo.
O objetivo é que o encontro propicie um momento de reflexão sobre o enfrentamento à violência sexual contra meninos e meninas, reunindo experiências pioneiras e promovendo uma análise do que já vem sendo feito. Para mais informações sobre o evento, basta acessar http://www.encontronovedemaio.blogspot.com/.
Fonte: (Oficina de Imagens, 08/05/2008)
Palavras-chaves: Encontro, Violência, Sexual
Gestor da Informação: Julio César dos Santos – Articulador Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário