terça-feira, 20 de maio de 2008

CENTRO JUVENIL SALESIANO, 17 ANOS PROMOVENDO SOLIDARIEDADE, FORMAÇÃO HUMANA E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.

Em 1991 Pe. Décio Zandonade Diretor do Sistema Salesiano de Vídeo Comunicação (onde eram produzidos vídeos, filmes e programas de televisão, especialmente para a juventude) percebeu a incidência de casos de violência envolvendo crianças, adolescentes e jovens, que viviam na região do bairro Itatiaia, localidade que historicamente foi marcada pela ausência de espaços destinados
a educação e socialização do público infanto-juvenil, ocasionando assim um quadro de ociosidade e de falta de perspectivas em relação ao futuro da parcela juvenil da população.

Visando minimizar os efeitos da falta de oportunidades, através do oferecimento de um espaço diferenciado que pudesse possibilitar às crianças, adolescentes e jovens uma vivência educacional e social, criou-se o Oratório Festivo Bartolomeu Garelli que funcionava aos domingos, um espaço de lazer, jogos, futebol e formação humana.

A partir do envolvimento e do desejo da comunidade, as atividades ampliaram e, no segundo semestre do ano de fundação do Oratório Festivo Bartolomeu Garelli, constituiu-se o Centro Juvenil Bartolomeu Garelli com os primeiros cursos: Corte e Costura, marcenaria, inglês, violão e Telecurso 2000, fundado e mantido pelo Fundo de Ação Salesiana e pela Inspetoria São João Bosco.

No dia 02 de julho de 1993 se reuniram os membros da Assembléia Geral da Inspetoria São João Bosco na Escola Dom Bosco, em Cachoeira do Campo (MG), convocados pelo Sr. Inspetor Pe. Alfredo Carrara de Melo. O Sr. Inspetor comunicou à Assembléia a criação do Fundo de Ação Salesiana, mantido pela Inspetoria São João Bosco. A proposta era criar uma instituição com finalidade de arrecadação de fundos para a realização de obras e programas institucionais.

Pe. Décio Zandonade então assume a Direção e estabelece várias parcerias e convênios para a efetivação das atividades. A partir de então, a comunidade do bairro Itatiaia e dos bairros localizados em seu entorno, passou a contar com um local de convivência para as crianças, adolescentes, jovens e seus familiares, oportunizando-lhes momentos de práticas esportivas, recreativas e de lazer, além de ações voltadas para a formação humana, cristã e cidadã.

Em 1996 a Inspetoria São João Bosco estabelece parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Assistência Social, da Criança e do Adolescente. Com esta parceria o Centro Juvenil Bartolomeu Garelli começa a desenvolver atividades sócio-educativas para crianças e adolescentes carentes com o Programa Curumim Salesiano.

No dia 24 de setembro de 1999 aconteceu uma Assembléia Geral da Inspetoria São João Bosco com o novo Inspetor Sr. Pe. Tarcísio Scaramussa que apresentou a mudança de nomes de algumas obras, e o Fundo de Ação Salesiana, em Belo Horizonte que tinha o nome fantasia Centro Juvenil Bartolomeu Garelli passou a ser chamado de Centro Juvenil Salesiano. Neste período começou a desenvolver o programa de socialização infanto-juvenil, oferecendo oficinas de Informática destinada a iniciação profissional e curso de teatro com a finalidade de possibilitar o contato com as artes, mais especificamente a arte teatral, fazendo com que os adolescentes e jovens desenvolvam seu potencial humano e artístico, na busca de melhoria de qualidade de vida, bem como a conscientização para o trabalho coletivo através da arte.

No dia 20 de dezembro de 1999 Pe. Genésio Zeferino assume a Direção do Centro Juvenil Salesiano. No dia 16 de dezembro de 2002 o Pe. Jésus assume a Direção do Centro Juvenil Salesiano.

No primeiro semestre de 2006 inicia o curso Pré-vestibular com a finalidade de contribuir para a melhoria das condições de vida dos jovens em situação de vulnerabilidade social, possibilitando-lhe a preparação para a inserção na universidade.

O Centro Juvenil Salesiano passou a ser referência na comunidade proporcionando aos adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, desenvolvimento integral, orientando, motivando e estimulando a construção de projetos de vidas consistentes e promissores, pautados pela solidariedade e pelo exercício da cidadania.


Rosilene de Brito, Coordenadora da Ação Educativo Pastoral do Centro Juvenil
Salesiano de Belo Horizonte.

Palavras-chave: Centro Juvenil Salesiano-Jovens-Inspetoria São João Bosco-
Curso.

Fonte: Clayton Campos
Patoral do CJS - BH
19/05/08.

Nenhum comentário: