A fim de contribuir para o diagnóstico, desenho, operacionalização e difusão de ações voltadas ao jovem brasileiro, o Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas (CPS/IBRE/FGV) em parceria com o Instituto Votorantim tem a satisfação de apresentar a pesquisa "Educação e Emprego do Jovem". O sítio do projeto permite ao usuário estender os resultados que serão analisados no relatório, ou outros de interesse permitindo a cada um analisar o acesso aos mercados consumidores desde perspectiva e de interesses próprios.
O estudo tem como objetivo identificar o impacto da escolarização e programas de qualificação profissional no mercado de trabalho brasileiro com ênfase na inserção empregatícia da população jovem. Além deste diagnóstico inicial, buscamos avaliar a importância relativa do jovem na composição da renda familiar total e identificar as principais tendências do mercado de trabalho a fim de identificar as novas características e desafios do "emprego juvenil".
Utilizamos uma vasta gama de bases de microdados a fim de mensurar as relações entre educação e mercado de trabalho. Esta primeira parte do projeto trata de alguns aspectos.
Decomposições Trabalhistas (Renda do Jovem) – Decompomos a renda do jovem em diferentes componentes educacionais e trabalhistas.
Emprego Formal – mudanças no mercado de trabalho formal com recordes de geração de emprego (91% dos empregos são de jovens até 29 anos).
Felicidade Presente e Futura do Jovem - nível de felicidade do jovem brasileiro. O jovem brasileiro entre 132 países aquele que reporta maior nível de felicidade daqui a cinco anos.
Rankings Municipais - qual município que gerou proporcionalmente mais emprego do jovem nos ultimos 12 meses e últimos 4 anos
Mapa da juventude – município brasileiro (ou distrito paulistano, etc) com maior presença relativa de jovens, educação, freqüência escolar e participação no mercado de trabalho.
Acesse a pesquisa: www.fgv.br/cps/jovem
Fonte: (Fundação Getulio Vargas)
Palavras-chaves: Trabalho, Educação, Jovem
Gestos da Informação: Julio César dos Santos – Articulador Social
Um comentário:
Atenção: para fazer um comentário sobre o tema escolhido siga as instruções:
1- Digite no espaço à direita "Faça um comentário" e coloque o seu nome no final do seu texto escrito.
2 - Escolha uma identidade para publicar seu comentário. Sugerimos você clicar em "nome/url" ou "anônimo", uma vez que você já se identificou no corpo do Texto.
3 - Clique em publicar comentário.
Seu texto será analisado(moderado) e autorizado para ir ao ar no final do dia em que foi escrito.
Atenciosamente
Adriano Goulart - Bibliotecário - Gestor do Site
Postar um comentário