04/04/2008
TEMA: A PASAGEM DO MITO PARA A RAZÃO
"Perdemos sem cessar nossas idéias.
É por isso que queremos tanto agarrar-nos a opiniões prontas."
Deleuze e Guattari
è MYTHOS (grego) = PALAVRA / O QUE SE DIZ.
è FILOSOFIA (grego) = PHILOS – SOPHIA
AMOR _ SABEDORIA
è Os mitos gregos surgem quando ainda não havia escrita, portanto, eram preservados e transmitidos oralmente.
è Os mitos gregos tinham como função transmitir os valores da cultura por meio das histórias dos deuses e antepassados, expressando uma determinada concepção de vida.
è Na Grécia antiga (civilização micênica) o indivíduo era preso ao destino e é constantemente influenciado pela ação divina. Neste sentido, pode-se dizer que não havia vontade própria e liberdade.
è Na obra TEOGONIA (teo = deus; gonia = origem), Hesíodo relata as origens do mundo e dos deuses, em que as forças da natureza vão se divinizando: TERRA – GAIA/
CÉU – URANO/ TEMPO – CRONOS.
UMA NOVA ORDEM
è Por volta do século VII ac. Surgem os primeiros filósofos gregos. Com o surgimento da filosofia (pensamento crítico racional) ocorre a passagem da mentalidade mítica para a racionalidade.
TRES FATORES QUE CONTRIBUIRAM PARA O DESENVOLVIMENTO DA FILOSOFIA
è A dessacralização da escrita foi um fator importante para o desenvolvimento do pensamento filosófico. A escrita possibilita uma nova estrutura de pensamento, pois exige daquele que escreve um maior rigor.
è A moeda desempenha papel revolucionário, pois está vinculada ao nascimento do pensamento racional crítico.
è Pólis - cidade. A pólis se faz pela autonomia da palavra, não mais a palavra mágica dos mitos, palavras dadas pelos deuses e, sim pela palavra comum a todos, a palavra humana, do conflito, da discussão, da argumentação. A expressão da individualidade por meio do debate faz nascer a POLÍTICA e O CIDADÃO[1]. Cidadão livre dos exclusivos desígnios divinos e capaz de tecer seu destino na praça pública (àgora).
OS PRIMEIROS FILÓSOFOS
è Conhecido como pré-socráticos, os primeiros pensadores (filósofos) centram sua atenção na natureza e elaboram diversas concepções acerca do cosmo (mundo - universo) procurando a racionalidade constitutiva do Universo.
è Ao perguntarem como seria possível emergir o COSMO do caos (desordem), os pré-socráticos buscam o princípio (a arché) de todas as coisas.
è As respostas dos filósofos a questão do fundamento das coisas são as mais variadas: para Tales de Mileto a origem das coisas está na água; para Anaxímenes, a origem está no ar; para Demócrito, é o átomo, para Empédocles, são os quatro elementos: terra, água, ar e fogo.
è Assim a filosofia nasce da pergunta, do questionamento. O QUE É? PORQUE É? O QUE É O SER HUMANO? O QUE É A VIDA? O QUE É O COSMO?
MITO E FILOSOFIA: CONTINUIDADE E RUPTURA
è A diferença entre pensamento mítico e filosofia: os filósofos divergem entre si; e a filosofia se distingue da tradição mítica oferecendo uma pluralidade de explicações possíveis. Os filósofos buscam explicações para a origem do mundo pela via da razão. Enquanto Hesíodo (poeta) relata o principio do mundo e o nascimento dos deuses a partir da sua gênese no tempo. O mito é uma narrativa cujo conteúdo não se questiona, enquanto que a filosofia problematiza e, portanto, convida a discussão. Ela busca a coerência interna, a definição rigorosa dos conceitos.
è Daí pode ser compreendida a ruptura entre MYTOS e LOGOS (RAZÃO) ou a passagem do mito para a filosofia.
A REFLEXÃO FILOSÓFICA
è O Método utilizado por Sócrates (Atenas, século V ac.), para refletir filosoficamente, ainda hoje é atual. Este método recebeu o nome de IRONIA SOCRÁTICA.
è Partir do princípio "Só sei que nada sei" pode nos levar a assumir, em nossa vida, uma postura filosófica, pois assim, buscaremos a cada dia apreender mais sobre os mais diversos assuntos.
è Sócrates se coloca como aquele que nada sabe e, se aproxima daquele que se considera conhecedor de determinado assunto, para assim estabelecer, por meios de perguntas um diálogo. Desta forma, Sócrates conduz seu interlocutor a refletir mais a fundo sobre aquilo que pensava saber. Ao final do diálogo, o interlocutor percebe que nada sabe. Este método possibilita uma nova abordagem, um novo caminho e nos conduz a buscar conhecer mais. Por isso o método recebe o nome de IRONIA SOCRÁTICA, pois Sócrates ao final da discussão faz com que seu interlocutor descubra que nada sabe.
è Com isso Sócrates despertava o pensamento estagnado daqueles que se consideravam detentores do saber.
CONHECIMENTO
è Conhecer é dar sentido ao mundo e interpretar a realidade, é descobrir formas para nele agir.
è A verdade continua sendo um propósito humano necessário, mas essa busca supõe o exercício da liberdade de pensamento e o diálogo pelo qual os indivíduos compartilham as interpretações possíveis do real.
è O conhecimento é um esforço psicológico pelo qual procuramos nos apropriar intelectualmente dos objetos.
è Ato de conhecer: relação que se estabelece entre a consciência que conhece e o objeto a ser conhecido
è Produto do conhecimento: resultado do ato de conhecer, conjunto de saberes acumulados e recebidos pela tradição.
INTUIÇÃO
è A intuição: é o ponto de partida do conhecimento, a possibilidade da invenção, da descoberta, dos grandes "saltos" do ser humano.
è Intuição sensível: conhecimento imediato dado pelos nossos sentidos (audição, visão, olfato, tato, paladar)
è Intuição inventiva: é a intuição que permite novas criações, novas hipóteses (artistas, cientistas e em nossa vida diária utilização dessa intuição)
è Intuição Intelectual: busca captar a essência do objeto. Ex. Descartes: "Penso logo existo"
O QUE É CONHECIMENTO?
è Conhecimento discursivo se dá por meio de conceitos:
Idéias ___ Juízos ___ Raciocínios____ Conclusão
è A razão precisa abstrair "separar", para poder conhecer melhor (separar o elemento de uma representação).
Ex: Ao vermos um cinzeiro com algumas características particulares (é de vidro; é azul; é quadrado etc.). Separamos (abstraímos) essas características secundárias, para chegar a idéia "pura" de cinzeiro. (Cinzeiro: objeto que serve para recolher cinzas).
è Na matemática trabalha-se com a abstração, a idéia "pura". Ex: não se ver o número 3 solto por ai, o que vemos é um conjunto de objetos. O número então existe em nossa mente. O que vemos ao escrever é uma representação.
è O conhecimento se faz, portanto, pela relação contínua entre intuição e razão; entre vivência e teoria; entre concreto e abstrato.
VERDADE
è O falso ou verdadeiro não estão na coisa mesma, mas no juízo, e, portanto no valor da verdade da afirmação.
è Há verdade ou não dependendo de como a coisa aparece para o sujeito que conhece
è O conceito de verdade diz respeito ao campo da moral
VERDADE: DO GREGO ALETHEIA (NÃO OCULTO, O QUE É EVIDENTE)
è Verdade, para Aristóteles e os filósofos medievais, é a adequação do nosso pensamento a coisa
IDÉIA = OBJETO
Ex: IDÈIA DE COPO = OBJETO - COPO
è Descartes: Verdade é toda idéia clara e distinta. É uma evidência resultante da intuição intelectual.
è Nietzsche: é verdadeiro o que contribui para fomentar e vida da espécie. A verdade como valor existencial.
è Pensamento contemporâneo (Filosofia Analítica): a verdade está na coerência interna dos argumentos. Se não há contradição, então é verdadeiro.
è A verdade enquanto resultado de um consenso, conjunto de crenças aceitas pelos indivíduos, em determinado tempo e lugar e que os ajuda a compreender o real e agir sobre ele.
è O que se busca não é e verdade objetiva, mas as proposições validadas no processo argumentativo em que se alcança o consenso.
DOGMATISMO
è DOGMATIKÓS = em grego significa "o que se fundamenta em princípios" ou aquilo que é relativo a uma doutrina. Dogmatismo é doutrina segundo a qual é possível atingir a certeza. Ex: Dogma da santíssima Trindade, as três pessoas (Pai, Filho e Espírito Santo) não são três deuses, mas apenas um. Deus é uno e trino. Este princípio deve ser aceito pela fé, mesmo que não possa ser compreendido pela razão.
CETICISMO
è Ceticismo = vem do grego SKÉPIS que significa investigação; procura; a sabedoria não consiste em alcançar a verdade, mas somente
"Todo conhecimento precisa ser constantemente revisitado pela crítica,
com a construção de novas teorias filosóficas ou científicas,
a fim de se prevenir contra as opiniões prontas"
Deleuze e Guattari
Referência Bibliográfica:
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires: Filosofando: introdução a filosofia. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2003. p. 52-92.
Responsável pelo encontro: Angelo Coimbra
(Secretário)
Palavras-chave: Mito, Razão, Filosofia.
[1] Não são considerados cidadãos, propriamente dito, os estrangeiros, escravos, mulheres e crianças.
13 comentários:
muito interessante sobre o que foi trabalhado com o pessoal do grupo gap.so gostaria de saber se isto é vivenciado no dia a dia ou com se diz mito.
Boa tarde amigo "anônimo"!
Em primeiro lugar, gostaria de agradecer o seu interesse em um dos temas de encontro do grupo GAP.
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Desde já, convido você a conhecer o grupo que se reúne toda sexta-feira , as 19:30h aqui no Centro Juvenil Salesiano.
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Respondendo à sua dúvida, digo que a compreensão de um assunto ou tema precede a sua vivência.
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Assim, aquele que compreende alguma coisa tem a opção de vivênciar ou não tal fato.
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O trabalho com o grupo de animação pastoral tem se destacado já há 2 anos justamente pela compreensão e sobretudo a vivência ativa de seus participantes em tudo que é feito por aqui.
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Venha participar conosco assim você conhece o grupo, compreende nossas ações e vivência conosco.
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Se estiver mais interessado(a) em nossas atividades, seria interessante também que colocasse seu nome e email para contato, não ficando "anônimo". Assim fica mais fácil para informá-lo de nossos assuntos.
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É fácil, logo abaixo esse espaço da mensagem que você digita, clique em "Nome/url" e se identifique.
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Atenciosamente,
Adriano Goulart - GAP
olà pessoal!Bom,eu falar sobre os encontros do grupo fica meio suspeito,ja que pra mim tiramos sempre algo de bom neles.Nossos encontros sao todos muito bem preparados,"dedicaçao total a voce" (rsrs).-Ah,nao esquecendo de agradecer nosso amigo "ANÔNIMO" que parece ter gostado do que foi trabalhado na reuniao.Por isso deixo em nome de todos do grupo um convite...... '''VENHAM TODOS VCS QUE TIVEREM CURIOSIDADE SOBRE O GAP(e vc tambem anônimo rsrs) SUA PRESENÇA VAI SER UM PRAZER'''!!!!
Bom,entao è isso... meus agradecimentos a todos....
...e principalmente meus parabens a todos que colaboram pra isso acontecer!!!!!- bjao...
ei tudo bem?
aqui vem participar do grupo
é muito bom,precisamos de pessoas para somar!!!!!!!!!!
sua presença sera muito fundamental!!!!
aqui deixo meu abraço,e venha,rs!!!!!!!1
aqui queria dizer que esse grupo pode ir pra frente,mas é preciso mais divugaçao,porque voces nao pensa direito nisso?
Adriano Goulart disse:
kkkkkkk!!! Amigo "????????????" ou se preferir "anônimo" kkkkk!!! Você é uma piada!!! e está certíssimo!!! kkkk!!!"O gap pode ir pra frente" kkkkkkkkkkkkkkkkk!!
Adriano Goulart disse (parte 2):
Agora sério. Já sabemos quem você é... Não precisa se esconder atrás de "???????????" ou "anonimatos" ok? - Questionamentos aqui no GAP são bem aceitos? E você sabe disso, até porque conhece bem o grupo, não é? -
O processo de crescimento é lento e doloroso. O que seria de uma semente se ela não passasse por um momento de dor quando é lançada ao solo, e o que aconteceria se ao crescermos continuássemos usando os calçados da infância?
É assim que acontece com o nosso Grupo de Animação Pastoral, cada qual vai crescendo em seu momento próprio e todos que desejam crescer são bem vindos ao nosso meio.
Fica sempre a intenção de contribuir ativamente para melhorar a vida humama.
Abraço a todos os jovens que participam do GAP!
Adriano Goulart disse (parte 3)(tá acabando..hehe)
Portanto, deixemos a sua provocação boba de lado, pois aqui no blog não é espaço para se refletir sobre isso
Adriano Goulart disse: (parte 4)(agora acaba)
Se quiser ou tiver coragem (coisa que parece que não tem), o grupo espera a sua presença (física) e manifestação fundamentada para podermos conversar. - Fica novamente o convite que eu e outros jovens do grupo fizeram. Participe conosco. Mas participe, sem ficar em cima do muro...kkkkkkkk
ei amigo anonimo
porque nao responde?
se vc tem tanta certesa disso,porque nao manifesta sua opiniao e venha participar do encontro!!!!!!!!!!
garanto que vai gostar!!!!!!!
o grupo esta numa crescente,tem muita coisa ainda para fazer,mas devagar chegamos la!!!!!!!
mas que um grupo,uma familia!!!!!!
venha se juntar com nos tambem!!!!
aqui,deixo meu abraço!!!!!!
Estou com o "????????" q precisa d mais divugação.O grupo só fica plantado no Salesiano e quase ninguém faz uma divugação interessante.Sem divugação esse grupo nao vai para frente.Acho q o grupo está meio parado e muito desinteressado..Como podem falar q é um grupo se ficam só na panelinha?
rsrs
:)
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!! Tá vendo, foi só provocar que agora o "anônimo" tem até nome!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
É o seguinte:
Cansei dessa discussão boba e improdutiva de quem só quer tumultuar. Então, a partir de agora, se quiserem discutir sobre o gap, sintam-se convidados a participar. Encontros na sexta-feira, as 19:30h no Centro Juvenil Salesiano.
Dom Bosco, a quem nós temos como referência de modelo de vida para os jovens contribuiu com um modo muito particular para o bem de todos.
Com a RAZÃO, ele nos sugere que qualquer ação educativa, pastoral e de vida deve ser feita de forma consciente e sensível às consequências.
Com a RELIGIÃO, percebemos a presença de Deus em nossas vidas, o que nos faz perceber que no meio de tanta desorientação e poucas esperanças, ainda há motivos para buscar-se um mundo melhor, e a juventude tem um potencial enorme para contribuir para esse reino do bem!
Com o AMOR FRATERNAL E CARIDOSO podemos superar todas as dificuldades e buscar, a partir de perspectivas positivas, o bem geral. Para Dom Bosco, os jovens não devem saber simplesmente que são amados, mas devem sobretudo SENTIR QUE SÃO AMADOS!.
É assim que trabalhamos no GAP. A razão, a religião e o amor acima de tudo.
A divulgação do Grupo de Animação Pastoral, amigo "rafael", se faz necessária na medida que os próprios membros do GAP sintam-se motivados para isso, e não pessoas externas a ele. E tanto essa divulgação é feita, que você se manifestou sobre uma atividade do grupo, sem nem ao menos fazer parte dele, não é? Ou seja, como as ações do GAP chegariam até você , se não fosse pela divulgação? É possível entender isso?
Outra coisa: se o grupo vai ou não pra frente, não é a quantidade de membros que determina isso. E sim, a qualidade das pessoas que fazem parte dele e o sentido que elas dão ao grupo. Alías, uma grande quantidade de membros muitas vezes interfere negativamente no grupo.
Jà vi grandes grupos de jovens acabarem simplesmente por perderem o sentido de sua existência tendo muitas opiniões divergentes.
Isso não acontece no GAP, que como o nosso amigo Paulinho disse, está em franco crescimento.
Por último, é comum que pessoas que estejam afim de participar de um grupo, mas não tenham coragem de se manifestar presencialmente, acusem o grupo de "PANELINHA", assim, como você o fez, Rafael. Isso nós todos já estamos acostumados.
Digo a você que prefiro chamar essa "panelinha" que você disse, de GRUPO SELETO DE JOVENS PROTAGONISTAS do Centro Juvenil Salesiano, que colaboram e muito, para o engrandecimento dessa obra.
Pois ao contrário do que pensa, é com esses jovens e todos aqueles que tenham vontade de participar ativamente que o Centro Juvenil Salesiano conta para colocar em prática toda sua ação educativa e pastoral.
Em 2007 foram várias atividades que o GAP esteve presente. Semana da bíblia, gincana de Dom Bosco, Fest Bosco, Debate sobre comportamento humano , entre outros. Assim, como podemos dizer que o grupo está parado? E... onde estava você nessa época, amigos "anônimos"?
Bom, fica aqui nossa manifestação de alegria pela proposta do GAP e o desejo de que , todos os jovens, assim como os membros do GAP, tenham oportunidade de participar de um grupo como o nosso, que como disse o Paulinho, é sem dúvida uma família.
Assunto encerrado...
Tenho dito.
Adriano Goulart - GAP
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