Nos dias 1º e 2 de julho de 2009, foi realizado o primeiro Seminário do Projeto Prevenção da Violência entre Adolescentes e Jovens no Brasil: Estratégias de Atuação, em Belo Horizonte. O seminário foi concebido e realizado pela equipe do Instituto Sou da Paz, responsável por um dos eixos deste projeto – a sensibilização e formação de gestores sobre prevenção da violência entre jovens.
O seminário teve grande interesse por parte do público, o que se traduziu no volume de inscrições – aproximadamente 200 inscritos para 50 vagas. A aceitação da proposta metodológica e dos conteúdos trabalhados no Seminário Juventude e Prevenção da Violência: Novas Perspectivas, foi igualmente expressiva. Os participantes responderam ao questionário de avaliação aplicado pela equipe do Sou da Paz e avaliaram a relevância das atividades com os conceitos ótimo/bom: 89,4% e o conteúdo: 85,2%. Outro ponto bem avaliado foram os materiais apresentados pelo Instituto Sou da Paz, que foram solicitados como referência e/ou para replicação em outros espaços.
Participação de atores locais
Tivemos a honra de contar com a presença de importantes representantes da área de Segurança Pública na abertura do Seminário Juventude e Prevenção da Violência: Novas Perspectivas, que contribuíram com a contextualização do tema junto aos participantes,.
A Coronel Luciene Albuquerque da Polícia Militar de Minas Gerais apontou a necessidade da aproximação entre a polícia e os grupos juvenis. O Professor Doutor Luis Flávio Sapori, coordenador do Centro de Pesquisa em Segurança Pública (Cepesp) da PUC Minas, ressaltou a urgência de pensar em estratégias preventivas para o controle da violência e da criminalidade. Para concluir este primeiro momento do Seminário, o subsecretário de medidas sócio-educativas do governo do Estado de Minas Gerais, Ronaldo Pedrón, abordou a importância dos investimentos na qualificação das ações de repressão, aliadas a prevenção como importante instrumento para redução das taxas de criminalidade e violência no Estado.
A diversidade do público foi outro ponto marcante neste encontro. Entre os profissionais de Belo Horizonte, Betim, Contagem e Sabará, havia representantes de diversos setores do poder público - Secretarias da Saúde, Esportes, Defesa Social, Programa Fica Vivo, Conselho Tutelar etc. - sociedade civil - Juventude Batista Mineira (JUBAM), Associação de Reintegração da Criança e Adolescente (ARCA), Centro Juvenil Salesiano, Instituto Elo entre outros, além de agentes da Guarda Municipal, Polícia Militar e Civil. A oportunidade de trocar experiências e trabalhar em conjunto com pessoas de diferentes áreas foi ressaltada como muito positiva pelos participantes, que se mostraram interessados na continuidade do debate e da troca por meio de uma lista de discussão virtual.
A importância do Apoio Local
O Instituto Sou da Paz, acreditando que a articulação com instituições locais é um dos componentes fundamentais para a realização dos seminários que acontecerão em todo o Brasil neste segundo semestre, teve a honra de contar com o apoio da PUC Minas, em nome do Professor Luis Flávio Sapori, coordenador do Cepesp. O espaço cedido pela PUC Minas, assim como o apoio do Professor Sapori para a mobilização e articulação necessária para o Seminário Juventude e Prevenção da Violência foram de grande importância para o sucesso do evento.
Próximos passos
Está prevista neste projeto, a publicação de 05 cartilhas temáticas sobre o tema Juventude e Prevenção da Violência, para o 1º semestre de 2010. Aproveitando o contato com os profissionais atuantes na área que participaram do Seminário, realizou-se uma consulta, sobre os temas de maior relevância e interesse para os atores envolvidos com juventude e Segurança Pública.
Os 05 temas mais votados foram os seguintes:
Polícia e juventude | 24 |
Cultura de Paz e prevenção de violência | 20 |
Família e prevenção de violência | 18 |
Escola e prevenção de violência | 13 |
Espaços públicos e prevenção de violência | 13 |
O próximo Seminário acontecerá em Porto Alegre (RS) nos dias 22 e 23 de julho, com a parceria local da Guayí, representada pelo Coronel Luiz Antônio Brenner Guimarães.
Para ver as fotos do seminário que ocorreu em Belo Horizonte e acompanhar notícias sobre os próximos passos, acessem o nosso Blog: www.soudapaz.org/juventudeseguranca
Veja as fotos aqui
Fonte: www.soudapaz.org/juventudeseguranca
Palavras-chaves: Juventude, Segurança, Seminário
Gestor da Informação: Julio Cesar dos Santos – Articulador Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário