sexta-feira, 18 de julho de 2008

POR QUE OS ADOLESCENTES COMEÇAM A FUMAR?

Podemos observar que o número de jovens que fuma aumenta cada vez mais. O que será que os leva a fazer isso?

Mesmo sabendo que fumar é prejudicial à saúde, os jovens começam cada vez mais cedo. Alguns não completaram nem 18 anos, já estão com o vício e não conseguem largar. E isso é o mais difícil de entender.


Pesquisas realizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que um em cada quatro estudantes entre 13 e 15 anos que fumam cigarros, fumou pela primeira vez antes dos 10 anos. São dados gritantes e preocupantes.

Ainda segundo a OMS, entre 80 e 100 mil crianças e jovens começam a fumar todos os dias em todo o mundo, e por volta de 50 % das pessoas que começaram a fumar na adolescência continuarão com o vício por mais 15 ou 20 anos, pelo menos.

O QUE LEVA AO VÍCIO?

A adolescência é uma fase de experimentações e novidades para todo mundo, mas por que uns jovens acabam seguindo pelo caminho do vício?

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Montreal, do Canadá, os jovens passam a ter a necessidade de fumar todos os dias aproximadamente dois anos após a primeira tragada.

Eddie, de 21 anos, que começou a fumar com 18 anos, acabou se entregando à curiosidade. "Eu andava com uma turma onde quase todos fumavam, eu não via sentido ou graça naquilo. Resolvi fumar para saber como era. Foi mais por curiosidade e eu acabei gostando", conta Eddie.

O caso de Eddie é o que muitas vezes acontece com alguns jovens, que começam a fumar socialmente, adquirem o hábito que depois acaba se tornando em vício.

Fernanda, que hoje tem 18 anos, começou a fumar com apenas 13 anos. "Quando era pequena, gostava do cheiro do cigarro apagado e por isso tinha curiosidade. A primeira vez que fumei foi na casa de uma amiga, a mãe dela fumava e nós pegamos um cigarro escondido e fumamos", revela Fernanda.

Confrontar os pais pode ser a razão por trás de toda esta curiosidade. "O jovem quer mostrar pra os pais que, se ele quiser, ele consegue. Isso pode ser visto como uma necessidade de auto-afirmação que acaba levando o adolescente ao vício", revela a psicóloga Simone Nogueira.

INFLUÊNCIA

De acordo com Simone, a influência do grupo de amigos pode ser muito forte. "Se o grupo valoriza a ação de fumar, o jovem vai acabar entrando na onda, já que o grupo passa isso como algo de importância", esclarece a psicóloga.

"Comecei a fumar com 13 anos porque via meus pais fumando e fiquei com vontade de experimentar. Depois, quando fiz 15 anos, meio que perdeu a graça e parei. Então eu fiquei três anos sem fumar e voltei com 18 anos porque sentia falta, via o pessoal fumando na faculdade", afirma Tatiana, que agora tem 20 anos.

E você, conhece alguém que começou a fumar cedo? Já passou por esta experiência? Comente aqui embaixo!

Fonte: (www.ig.com.br, 18/07/2008)

Palavras-chaves: Jovens, OMS, Fumar

Gestor da Informação: Julio Cesar dos Santos – Articulador Social


Nenhum comentário: