segunda-feira, 28 de setembro de 2009

VOCÊ JÁ FEZ SEU PARA CASA? (POR ADRIANO GOULART)

Você já fez seu para casa? (Por Adriano Goulart)
O dia começa e Fernanda inicia sua pesada rotina. Estudos, trabalho, cuidar da saúde, da beleza, família, amigos, relacionamentos, compras, transportes, ufa!!!.. Tudo que a maioria das pessoas passa todos os dias. Não demora muito e Fernanda se vê às claras com tudo de errado e absurdo e corrupto que acontece na sociedade e refletindo, sofre com o fato dela sozinha não conseguir mudar muita coisa. O que fazer então?
-
Encontramos formas pela ação representativa das pessoas, de nos organizarmos e com isso, buscarmos a solução para as dificuldades que aparecem pelo caminho. A forma utilizada para haver essa discussão e organização chama-se política. E ela funciona muito bem se for feita por pessoas que realmente procuram estar a serviço de seus representados e entendam o sentido do fazer política.
-
Pois bem, informado o assunto principal desse artigo e diante dessa reflexão iniciada proponho a seguinte reflexão: você já fez seu “para casa”? Por que se não fez ainda dá tempo antes de chegar às próximas eleições. Esse é o tempo em que temos a oportunidade de escolher devidamente nossos representantes na sociedade por um período específico (e que não é curto). Nesse período muita coisa pode mudar. Esses representantes, os políticos, deverão agir em nosso favor no sentido de facilitar o nosso dia-a-dia com ações públicas governamentais.
-
Quando se faz uma boa escolha, a ação de nossos representantes tende a ser muito próxima daquilo que desejaríamos fazer se nós mesmos tivéssemos autonomia para agir. Como exemplo, teríamos estradas e ruas bem pavimentadas e devidamente arrumadas quando tivessem problemas, nossas escolas teriam profissionais valorizados e boa estrutura para acolher a comunidade e portanto, oportunidade de boa educação pública para todos. Enfim, tantas outras formas de nosso cotidiano ser melhor. Mas será que é isso que acontece?-O governo (através dos políticos) divide com a sociedade civil (nós) responsabilidades por várias coisas. E deveria ser prioritária por parte desses gestores melhor atenção e atendimento de todas as pessoas. Nem sempre isso acontece. Já para nós que definimos quem serão os representantes, o papel de escolher, fiscalizar e sobretudo cobrar por boas gestões nos parece bastante razoável já que é para os nossos interesses que os governantes estão atuando. Então eis aí o nosso “para casa”: escolher, fiscalizar e cobrar daqueles que nos representam.
-
Quando estamos na escola e falamos sobre “para casa”, lembramos que isso nada mais é do que um exercício daquilo que se aprendeu. Uma melhora daquilo que já se fez . Portanto, para um “para casa” ser bem feito precisamos já ter compreendido ou nos informado de boa parte da matéria. É isso que vai nos garantir que o trabalha seja feito de forma correta.
-
Assim também acontece com o “para casa” que eu proponho agora. Para escolher bem, fiscalizar e cobrar daqueles que nos representam temos que compreender exatamente qual a função exata de cada um desses nossos representantes. Você pesquisou sobre isso?
-
Por exemplo: a próxima eleição no Brasil será em 2010. Serão escolhidos os futuros deputados estaduais e federais, governadores, senadores e o presidente. Quais as funções de cada um desses cargos? Já parou para pensar? Será que só os presidentes e os governadores é que tem importância? Porque às vezes a impressão que passa é essa. Não acha que já é hora de começar a saber sobre isso?
-
Os eleitores se preocupam muito mais com os votos e atenção dispensadas a esses candidatos do chamado poder executivo (presidente, governadores e prefeitos) do que com os outros candidatos do poder legislativo (deputados, senadores e vereadores). Perceba que a cada eleição é mais fácil saber de gente que anulou seu voto para deputados, senadores, etc.. do que para governadores, prefeitos ou o presidente. E nesse raciocínio, nosso “para casa diário” já começa a ser feito de forma equivocada. Se cada cargo político tem uma função específica, então eu não deveria me preocupar somente com os candidatos do executivo e ignorar os outros. Aliás, ignorar nossa opinião é o que muitos desses nossos representantes do legislativo fazem depois que houve a eleição. Não faz sentido eu votar em um candidato para governador ou presidente e evitar ou não me preocupar sobre aqueles que procuram ser os próximos deputados, vereadores e senadores. As funções se complementam em responsabilidades no Estado democrático.-Para ajudar nesse para-casa gostaria de sugerir algumas dicas:
-
1 – Se você já votou na última eleição, o ideal é que você tenha anotado e guardado o nome do seu candidato mesmo depois das eleições. Lembre-se que “país que não tem memória está fadado a cometer os mesmos erros do passado”. E isso está diretamente relacionado aos seus cidadãos. Depende da gente. Mas se não anotou o nome é hora de fazer um esforço e tentar lembrar quais os nomes deles e procurar informações sobre o que eles têm feito para te representar. A lembrança do nome do candidato e a observação atenta do mandato dele são fundamentais para você fazer uma boa escolha no próximo processo eleitoral.
-
Existem várias formas de você fiscalizar. Ler jornais ou assisti-los na televisão e ficar atento aos nomes de políticos que aparecem por lá é uma boa opção. Procure saber se estão falando coisas boas ou ruins desse político. Se aparece alguma informação nesse jornal sobre o seu representante ou que você deseja votar.
-
Outra forma de fiscalizar é pela internet. É fácil! Procure pelo nome do político que você deseja nos sites de busca e veja o que aparece por lá. Aparecerão com certeza diversos eventos que te ajudarão a avaliar se o político está fazendo ou não um bom mandato.Cabe aqui outra lembrança de que a maioria dos políticos que estão no mandado atualmente procura se reeleger ou se candidatar a outro cargo em cada uma das eleições. Então se antecipe a ele. Não espere ele te procurar. Procure-o antes. Deixe-o perceber que você está de olho. Quando o político sabe que o estão observando, pensa duas vezes no que faz.
-
Após a observação do mandato do seu representante de acordo com os seus princípios e valores, saiba que se você não estiver satisfeito com o que vê, há formas de você protestar e reclamar de tudo isso. Pense: do mesmo jeito que a maioria dos candidatos lhe procura cheio de sorrisos durante a eleição para pedir o seu voto, você também pode e deve procurá-los durante todo o mandato dele? Ele tem a obrigação de lhe acolher bem para ouvir as suas considerações. Afinal é por sua causa que ele está lá. Isso pode ser feito fisicamente ou mesmo por email enviado a assessoria dele. Manifeste-se! Para isso bastar você buscar os sites desses políticos específicos para obter as informações de contato direto.
-
2 – Anote, escreva as suas considerações sobre o político que você está avaliando. Se ele passou no seu “teste de seriedade”, é porque ele está apto a se candidatar a outro mandato e possivelmente exercer bem sua função. Porém se o resultado for negativo, aprenda a falar “não” nas investidas futuras desses candidatos. Acredite, elas virão. Sabe como se faz isso? Não vote mais nesse candidato que teve uma trajetória incorreta. Pense assim: “ele já teve sua oportunidade”. Lembre-se que no momento que você está na cabine eleitoral, o seu voto é secreto e ninguém poderá saber em quem você votou. Mesmo que seu vizinho, melhor amigo, parente, namorado, namorada ou qualquer outra pessoa esteja com você na hora e deseje lhe “ajudar” no seu voto. Na hora a decisão é sua.
-
Para finalizar, sugiro que comece agora a fazer esse “para casa”. Pois você pode perceber que eles, os futuros representantes já estão se mexendo e estão todos ouriçados. Já pensou como será bom se você e a Fernanda do início do texto participar dessa mudança de atitude? Garanto que com essa consciência no dia da eleição a certeza de que as coisas erradas que andam acontecendo vão diminuir e muito, porque aqueles que não nos representam adequadamente sentirão que o seu povo é maior do que a podridão que as os consome. A corrupção.
-
Então... Vamos ao Para Casa?
Adriano Goulart - Bibliotecário
Fonte: centro Juvenil Salesiano
Informação: Adriano Goulart (Bibliotecário)
Palavras-chave: Eleições - Política - Jovens

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

VOCÊ QUER GASTAR A SUA VIDA COM O QUÊ? (POR ETIENE EGG)

Você quer gastar sua vida com o quê? Essa pergunta pode parecer estranha a princípio, mas acaba sendo fundamental para que possamos alcançar nossos objetivos. É importante saber onde queremos chegar e qual será nosso trajeto até lá. Essa é a idéia do projeto de vida.

Não podemos perder de vista nossos objetivos, nosso futuro, mas devemos ter a consciência de que o único tempo que temos para ir até lá é o tempo presente, o “hoje”. Isso pode parecer assustador às vezes, mas é bem simples.

Como você pretende estar daqui a uns dez anos? Casado, solteiro, com um emprego bacana, um carro legal, na faculdade ou com uma profissão de respeito. É assim que começamos a construir o nosso projeto de vida, a partir do objetivo. Em seguida, traçamos o caminho pelo qual pretendemos seguir para chegar lá.

Mas é importante lembrar que nossa vida é dinâmica e, como o projeto de vida tem a ver com a gente, ele também pode sofrer alterações. Não há, nessa idéia, nada que seja imutável. O que existe é, na verdade, a possibilidade de se construir um futuro melhor, com bases sólidas, a partir de hoje.

E então? Com o que você pretende gastar esse bem valioso que é a sua vida? Procure responder e, quando conseguir, comece logo a construção do seu projeto de vida.

Etiene Egg.
Fonte: Centro Juvenil Salesiano
Informação: Etiene Egg (Articulador Social)
Palavras-chave: Projeto de vida - planejamento de vida -

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

PRIMEIRO EMPREGO PARA JOVENS - OPORTUNIDADE

1º emprego para nossos jovens da Região Metropolitana, por meio do Projeto MEU EMPREGO.

Haverá uma seleção de 100 jovens de idade entre 18 e 23 anos para trabalho de atendente de lanchonete, conforme o Programa abaixo:

SELEÇÃO DE JOVENS PARA 1º EMPREGO

CARGO: Atendente de Lanchonete;
IDADE: 18 a 23 anos;
VAGAS: 100;
HORÁRIOS DE TRABALHO: 00h/08h ou 16h/00h (50 para cada turno);
EXPERIENCIA: Não é exigida;
DOCUMENTAÇÃO: RG, CPF, Cart trabalho, Titulo Eleitor e Cert Reservista (homens);
ESCOLARIDADE: Ensino Médio completo ou que estejam cursando;

- Os jovens interessados deverão enviar um e-mail para: meuempregomg@gmail.com informando os seguintes dados: nome completo e telefones celular e fixo para contato.

- Os jovens cadastrados serão entrevistados nos dias 21 (Segunda) e 23 Set (Quarta) nos horários de 14h ou 15h30, na Associação RendaEmprego na Rua São Paulo, 1329, Centro de BH, quase esquina de Av. Bias Fortes, próximo da Igreja Assembléia de Deus.

- Somente serão entrevistados aqueles que enviarem os dados para o e-mail: meuempregomg@gmail.com


Fonte: Walfredo Rodrigues - Rede Mineira da Cidadania
meuempregomg@gmail.com - www.redemgcidadania.org.br

Informação: Sônia Souza
Palavra-chaves: primeiro, emprego


quinta-feira, 17 de setembro de 2009

EDUCANDOS DO CJSBH DIALOGAM SOBRE A AIDS, MALÁRIA E OUTRAS DOENÇAS

Acontece, 17 de setembro, das 14 às 17hs, no Centro Juvenil Salesiano, o segundo encontro do projeto Diálogos da Juventude. A proposta é dar seguimento aos debates sobre os Objetivos do Milênio, que são metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O tema, que está relacionado com o 6º objetivo: Combater a AIDS, a Malária e outras doenças, será trabalhado por representantes do Programa de Voluntariado da ONU. A proposta é feita em parceria com a Secretaria Especial de Juventude do Governo de Minas e deve contar com a participação de aproximadamente 80 educandos do Centro Juvenil Salesiano.
Fonte: Articulação - CJSBH
Gestor da Informação: Etiene Egg - (Articulador Social)
Palavras-Chave: Objetivos do miLênio - Diálogos da Juventude - Centro Juvenil Salesiano

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

EDUCANDOS DO PRÉ-VESTIBULAR CRIAM GRUPO DE ESTUDOS DOS LIVROS DO VESTIBULAR

Educandos do Curso pré-vestibular Dom Bosco criam grupo de estudos sobre as obras de literatura que serão utilizadas no vestibular da UFMG.
Os encontros serão feitos na biblioteca do Centro Juvenil Salesiano (CJSBH), nas quartas-feiras e na biblioteca do Centro Cultural Pampulha ( CCP), aos sábados.
Os educandos Natalia Gardênia, Hugo, Natalia Amorim e Ivania serão os moderadores do grupo.
Veja abaixo o crogongrama dos encontros:
Encontros no CJSBH - Quartas-feiras, 21:00h as 22:00h. - Biblioteca
Encontros no CCP - Sábados, 10:00h as 11:30h.
Cronograma:
07 e 10/10 - Sermões do Pe. Antonio Vieira
14 e 17/10 - Bom Crioulo
21 e 24/10 - Cobra Norato
04 e 07/11 - Antes do Baile Verde
11 e 14/11 - Crônica da Casa Assassinada.
Fonte: Centro Juvenil Salesiano - Belo Horizonte
Gestor da Informação: Adriano Goulart (Bibliotecário)
Palavras-chave: Educandos - Pré-Vestibular Dom bosco - Biblioteca - Livros - Vestibular UFMG 2010

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

EDUCANDOS DO CJSBH NA CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE PAZ

Os educandos que concluíram o curso de teatro do Centro Juvenil Salesiano convidam a comunidade para conhecer o Projeto “Jovem em ação, cultura é transformação”. Esta é mais uma etapa do projeto que pretende formar multiplicadores, através da arte teatral, promovendo o protagonismo juvenil.
-
O objetivo do encontro do último dia 9 de setembro foi apresentar a proposta aos representantes das escolas públicas da região, para que eles escolham os alunos que vão participar da apresentação teatral e das rodas de conversa previstas no projeto.
-
Vale lembrar que a temática é Direitos Humanos e Segurança Pública, sendo que os próprios educandos são os responsáveis pela preparação e organização do encontro. Na próxima etapa, os jovens visitam as escolas com o objetivo de apresentar o projeto.

Fonte: Curso de Teatro do CJSBH

Gestor da informação: Etiene Egg (Articulador Social)

Palavras-chave: Jovem em ação, cultura é transformação - Teatro - projeto

CENTRO JUVENIL SALESIANO TEM NOVO ARTICULADOR SOCIAL

O Centro Juvenil Salesiano tem novo Articulador Social a partir do mês de setembro.

Assumiu Etiene EGG, jornalista, com experiência de trabalho com jovens, e estará a frente das ações de articulação dessa unidade garantindo visibilidade e integração com as instituições parceiras e toda comunidade educativa.

Fonte: CJSBH
Gestor da Informação: Adriano Goulart (Gestor do Site)